Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Fresquinhas






















Presa no passado I 
- No início do século XX um cronista, em visita a Cabo Frio, afirmou que a cidade tinha festas religiosas e práticas sociais que eram sobrevivências da época da Colônia. Ele se referia a Festa do Espírito Santo e às bandas musicais Lyras e Jagunços


Presa no passado II 
- De fato, a festa do Espírito Santo tinha forte estrutura pré-republicana, mas não sei se  chegava a uma manifestação da época colonial. Um "Imperador" era escolhido a cada ano para organizar a festa. Muitos doces eram feitos pelos fieis e ofertados ao Espírito Santo, mas o "Imperador" ficava encarregado de oferecer a maior parte dos doces, de preferência em sua casa. As melhores festas do Divino eram as mais fartas em guloseimas. Uma Coroa era carregada e passada ao organizador da festa do ano seguinte, escolhido por sorteio. 


De olho no presente
- Embora não se possa negar seu caráter religioso e sua relação com o tempo da monarquia, o certo é que a festa reforçava o poder dos chefes políticos locais, reafirmando seus prestígios numa sociedade em que muito podiam se dar ao luxo de bancar uma festa por 7 dias consecutivos 


Na cidade
- Vc sabia que Pixinguinha e sua orquestra no final da década de 30 clube no Vera Cruz em Cabo Frio ? A passagem do músico e compositor por aqui estará no livro que estou escrevendo sobre os clubes da nossa cidade 




Musica variada
- Vai ter de tudo no Dog Rock em termos musicais.  Vai ter punk, thrash, hardcore, metal, Raul Seixas e até MPB. Vc precisa ser muito infeliz para implicar com tal variedade sonora !


Queixas
- Dizem que o pessoal de MM já se queixou de Janio ao PMDB por conta do que Janio anda escrevendo. Fizeram fofoquinha: "Picciani, Janio tá lalando mal da gente, viu"..rs..


Lalá no Tangará
- Outro dia, vi um vídeo de Alair no Tangará e quase caí da cadeira. Ele dizia ao povo de lá que nas cestas básicas que MM distribuía vinham vermes e outros bichos..rs.. 


Paixão
- Eventualmente, os políticos mais jovens copiam os mais antigos e fazem boas tiradas. Outro dia MM disse que Alair era apaixonado por ele e que se não fosse por sua esposa, Alair iria pedi-lo em namoro..rs..


O socialista espirituoso
- Dos políticos mais novos e de esquerda que possuem o sarcasmo e o humor como características discursivas sem dúvida está o ex candidato do PSOL ao governo do Rio, Tarcísio Motta. Espirituoso, Motta difere dos políticos de discurso pesado do socialismo tupiniquim e possui, em razão disso, um forte carisma. 


País afundado
- Com os juros altos esperava-se a queda da inflação, mas não é o que está acontecendo. Este Levy está afundando o país


Irmão da Terra
- Encontraram um planeta muito parecido com o nosso, mas fica a 1.400 anos luz de distância, uma imensidão para nossas referências em termos espaciais

Nenhum comentário: